Inscreve-te como Explicador(a) no Estudante.com para apareceres no directório de explicadores.
As 10 profissões do futuro

A atual crise económica faz parecer que nenhuma área laboral tem saída, desmotivando a maioria das pessoas – sobretudo os jovem estudantes – na busca do seu rumo profissional. No entanto, esta é uma ideia bastante redutora, na medida em que muitas vezes são precisamente os momentos de crise que oferecem novas saídas profissionais. Se és estudante e vais entrar na universidade, vais mudar de curso ou vais inscrever-te numa nova licenciatura, estas são as 10 áreas que, segundo pesquisas recentemente realizadas em mais de 55 países, oferecem verdadeiras profissões com saída futura. Em qual vais apostar?
1. Nanotecnologia
Trata-se da ciência que estuda a manipulação da matéria numa escala atómica e molecular, lida com medidas entre 1 a 100 nanómetros, com vista a construir estruturas e novos materiais a partir de átomos. Criada no Japão, a nanotecnologia é uma área promissora, considerando que a tendência é de permanente evolução a nível tecnológico.
2. Organização de Dados Eletrónicos
Os estudos apontam para uma procura crescente de profissionais que lidem com dados digitais, e que façam a gestão das infindáveis informações que circulam por todo o mundo.
3. Medicina Cirúrgica
Sendo a inclusão de chips nos humanos algo bem próximo de acontecer, os profissionais que saibam fazer implantes para aumento de memórias serão bastante requisitados no futuro.
4. Geriatria
Estando a população mundial claramente envelhecida, e sem perspetivas de um retrocesso geracional, os profissionais que atuam no atendimento personalizado a idosos serão cada vez mais, uma enorme mais-valia no mercado futuro.
5. Farmagranjearia
Através da utilização de diversas plantas, o profissional em farmácia, mais precisamente o farmagranjearista, ganhará espaço entre as profissões do futuro. A procura pela medicina alternativa, incluindo alimentos mais terapêuticos e proteicos, tem ganho posições elevadas hoje e promete crescer futuramente.
6. Gestão de Ética Científica
Numa altura em que a ciência e a tecnologia parecem dominar a maioria das áreas de negócio, as previsões revelam a necessidade de gestores em ética científica, que consigam fazer uma boa gestão protocolar entre cada um destes setores dominantes.
7. Pilotos de Drones
Num futuro não muito longínquo, será perfeitamente normal ver os céus recheados de veículos aéreos não tripulados, que farão tudo desde entregas domiciliárias à observação das florestas de forma a evitar incêndios. Nesse sentido, serão necessários formar pilotos e técnicos especializados em drones.
8. Gestão de Dados Pessoais
Prevê-se que a área da tecnologia de informação seja gerida por profissionais que dominem as ferramentas relacionadas com a deteção de hackers e pessoas que violam informações pessoais e seguras.
9. Medicina Regenerativa
Uma área bastante promissora no mercado de trabalho será a medicina regenerativa, onde serão valorizadas pessoas que tenham conhecimentos em tecnologia e robótica, além dos típicos conhecimentos na área da saúde geral.
10. Gestão de Mudanças Climatéricas
Com a perspetiva de surgimento de acidentes naturais variados, como os sismos, os furacões e os tsunamis, o futuro será marcado pela importância de profissionais que dominem as técnicas de controlo e reversão das condições climatéricas. Ainda dentro da temática atmosférica e totalmente dirigidos ao combate da emissão de poluentes, os profissionais conhecidos como polícias do clima serão dotados dos conhecimentos necessários para solucionarem possíveis transtornos ambientais, bem como para solucionarem problemas de conflitos internacionais que impactem negativamente o clima em todo o mundo.