Dás explicações? Consegue novos explicandos!
Inscreve-te como Explicador(a) no Estudante.com para apareceres no directório de explicadores.

Mensagem de erro

Strict warning: Only variables should be passed by reference em mulpo_preprocess_page() (linha 3 de /home/cde/public_html/sites/all/themes/mulpo/template.php).

7 formas produtivas de usar a Wikipédia

Miúda a usar a Wikipédia

Uma das maiores e melhores ferramentas de pesquisa na Internet, a Wikipédia é uma enciclopédia gratuita e multilingue, escrita de forma livre, por colaboradores em todo o mundo. Será difícil não encontrar o que quer que seja nas suas páginas, sendo, por isso mesmo, um recurso de elevado interesse para os alunos universitários. Descobre as melhores formas de aproveitar academicamente a Wikipédia.

  1. Ponto de partida. Tens uma dúvida sobre o tema do próximo projecto? Não sabes o que significa determinado conceito? Aceda à Wikipédia, inseres a(s) palavra(s) que procuras e em poucos segundos terás uma explicação simples e directa sobre o tema em questão. Com uma base de dados de vários milhões de artigos, é a forma ideal de te contextualizares e iniciar qualquer pesquisa, sobre qualquer tópico, pessoa, lugar ou acontecimento.
  2. Keywords precisos. A informação relativa a cada tema está recheada de keywords a bold que, para além de serem links para dados mais específicos, serão palavras-chave associadas ao tema que procuras e extremamente úteis para continuares a tua pesquisa com maior rigor, no Google, por exemplo.
  3. Multilingue. Com artigos em mais de 260 línguas, a Wikipédia pode ser aproveitada como um tradutor instantâneo quando estás a ler alguma bibliografia em inglês e queres saber, de forma rápida, como é que isso se diz em português ou vice-versa. Em termos de pesquisa, isto reflecte-se no facto de muitas vezes existir informação mais completa numa língua do que outra. Verifica sempre o inglês.
  4. Referências bibliográficas. A maioria dos artigos apresenta, no final da página, uma lista de referências bibliográficas sobre o assunto em questão, completado pelo seu respectivo ISBN que facilita a pesquisa do mesmo em bibliotecas e livrarias. Podes encontrar aqui exactamente o livro que precisas para fazer determinado trabalho.
  5. Links externos. As referências bibliográficas são seguidas por outra lista igualmente útil, onde encontras links para sites diversos relacionados com o tópico pesquisado. Por norma, estes links vão encaminhar-te para sites que são autoridades respeitadas na matéria em questão e que podes utilizar como fonte segura para qualquer trabalho ou artigo.
  6. Outros recursos. A Wikipédia tem muitas “irmãs” ou melhor, sites paralelos que são igualmente úteis para estudantes universitários: Wiktionary (dicionário e dicionário de sinónimos); Wikiquote (citações de personalidades, filmes, televisão, provérbios…); Wikispecies (directório de espécies vivas); Wikinews (notícias recentes e arquivo); Wikibooks (uma biblioteca de manuais e livros educacionais); Wikiversity (recursos e comunidades educacionais); Wikimedia (base de dados de ficheiros media).
  7. Uma fonte a não citar. Apesar de todas as suas ferramentas e funcionalidades, não se recomenda a citação da Wikipédia como fonte ou referência bibliográfica de qualquer trabalho. Isto porque esta é uma enciclopédia cuja edição está aberta a todos e, se por um lado isso pode atrair os maiores especialistas do mundo para escreverem sobre determinada área; por outro, e precisamente por ser um sistema aberto, também se torna vulnerável porque é facilmente corrompido com informação de fraca qualidade, falsa ou errada. Nunca é demais lembrar que a Wikipédia deve ser a rampa de lançamento para o teu processo de pesquisa ou então reservada exclusivamente a consultas rápidas.
A sua votação: 
Média: 5 (3 votos)