Dás explicações? Consegue novos explicandos!
Inscreve-te como Explicador(a) no Estudante.com para apareceres no directório de explicadores.

Mensagem de erro

Strict warning: Only variables should be passed by reference em mulpo_preprocess_page() (linha 3 de /home/cde/public_html/sites/all/themes/mulpo/template.php).

10 vantagens a retirar da experiência de estudar fora do país

Estudar no estrangeiro é uma experiência cada vez mais procurada por estudantes. Seja pela experiência em si, por razões económicas ou por procurarem grandes universidades conceituadas. A ideia de estudar fora do país é aliciante e traz consigo bastantes benefícios. O estudante poderá optar por tirar uma licenciatura no estrangeiro, passar um ano letivo numa universidade estrangeira ou partir para pós-graduações, mestrados ou doutoramentos em universidades com cursos mais apelativos que lhe trarão mais prestígio e preparação. As razões para estudar fora do país são muitas e cada um terá a sua, mas existem benefícios transversais que não deverão ser ignorados. Conheça 10 vantagens a retirar da experiência de estudar fora do país e delicie-se nessa aventura

1. Mais oferta letiva

Embora em Portugal existam imensas oportunidades de realizar cursos interessantes em várias universidades do país, ao estudar fora do país terá mais hipóteses por onde escolher a profissão do futuro. Talvez consiga até um curso mais específico na área que mais lhe agrada ou interessa.

2. Mais universidades de prestígio

Existem grandes e boas universidades em Portugal que jamais deverão ser esquecidas, mas um curso tirado em Oxford ou em Harvard trará decerto uma grande mais-valia a qualquer currículo.

3. Conhecimento de outra língua

Poderá ir para um país de língua portuguesa, mas porque não optar por uma universidade de um país onde se fale uma língua diferente? Nunca é demais acrescentar a fluência numa nova língua ao currículo e à vida quotidiana e a melhor base para a aprendizagem de uma nova língua é a deslocação prolongada para um país que fale a dita língua.

4. Conhecimento de outras culturas

Talvez pareça que as culturas europeias sejam semelhantes, mas nem sempre o são. É sempre positivo conhecer culturas diferentes de países diferentes para se ter noção de que, apesar de sermos todos iguais, existem algumas diferenças entre nós e há muito a aprender com pessoas de outros pontos do mundo.

5. Conhecimento de outras pessoas

E com novas culturas vêm novas pessoas, novas amizades, novos contactos profissionais, novas experiências. É sempre bom travar conhecimento com gente diferente de nós, até mesmo para nos vermos com outros olhos e fazer amizades para a vida.

6. Mais-valias na entrada para o mercado de trabalho

Uma experiência de estudo no estrangeiro acrescentará valor a um currículo, seja pela experiência em si, por ter frequentado um curso mais específico ou uma grande universidade ou até por saber uma nova língua. Conseguirá um melhor emprego ao ter a experiência de ter estudado no estrangeiro, especialmente se decidir emigrar.

7. Conhecer o mundo

Além de novas pessoas e novas culturas, vem também a mais-valia de se conhecer um novo local do mundo e, quem sabe, mais do que um. Poderá correr um país inteiro nas horas vagas ou até mesmo visitar países vizinhos do país onde estiver a estudar.

8. Encontrar novos interesses

A cultura de outros países e as novas experiências trazem também o benefício de aprender novas atividades, viver outras experiências, adquirir novos passatempos e encontrar novos interesses.

9. Crescimento enquanto pessoa

Estar longe de pais, familiares e amigos já é de si uma experiência que ajuda o estudante a crescer como pessoa. Este facto aliado às novas pessoas, culturas e línguas que se aprendem, ao curso que se tirar e às novas viagens, fará do aluno alguém melhor do que era antes.

10. Preparação para qualquer experiência multicultural

Seja porque começou a trabalhar numa empresa internacional, porque tem colegas de trabalho de outros países ou decidiu trabalhar num outro país, ao ter estudado no estrangeiro adaptar-se-á melhor.

Estes são apenas 10 dos benefícios de estudar no estrangeiro, pois há muitos mais. Cabe-lhe a si decidir se estas mais-valias pesam mais do que os argumentos contra e, depois de alguma pesquisa e muita ponderação, encontrar a solução adequada para si. Vale a pena estudar no estrangeiro?

A sua votação: 
Média: 5 (1 vote)